sábado, julho 10, 2004

Uma semana de estágio

Medo!

Primeiro dia: sou apresentado às pessoas. Todos me recebem com um
“Bem vindo! Que bom que você está aqui!” tão entusiasmado que eu fiquei com medo. “O que essas pessoas querem de mim?”, pensei. Teve gente que chegou até a me abraçar! Pessoas que eu nunca havia visto na vida. Mais parecia que estava sendo recebido numa igreja evangélica como o mais novo convertido...

Segundo dia: Chego e encontro com uma mulher que eu não havia conhecido no dia anterior. Ela é linda, mas tem um pé enorme! Muito simpática me entrega um manual de políticas, cultura organizacional e organização da Shell América Latina. Um calhamaço de 500 páginas, em inglês, com uma porrada de abreviações e siglas que eu não faço a mínima idéia do que sejam. Ela me diz, com a maior naturalidade do mundo, que era bom eu dar uma lida pra ficar a par da organização. A Bíblia da Shell.

Todo mundo acredita no que faz. Todos são super entusiastas das políticas da Shell, de como a empresa é boa para com o funcionário e que tudo está muito bom. É como se fosse uma religião: a Gestão Empresarial! E são todos fanáticos.

A diversão do ano é a festa de natal da companhia. Parece que essa é a única oportunidade das pessoas se divertirem “fora do escritório”. Músicas - eu diria gospell, mas na verdade são "músicas de escritório" -, brincadeiras saídas de dinâmicas de grupo e bebidas, muitas bebidas!

Acho que o pessoal já sacou que eu não estou muito empolgado com o que a Shell tem ou não como política para os funcionários. Acho que eles perceberam que eu não me entusiasmo nem um pouco com cultura organizacional ou com o organograma funcional, o quão eles são inovadores.

Será um estágio solitário. Eu e aqueles personagens saídos diretamente de “Os Invasores de Corpos”.

Nenhum comentário: