quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Guerrilha literária

Estava dando uma arrumada nos livros na estante e percebi que praticamente todos estão meio que “machucados”. Alguns têm dobras nas páginas e até na capa, outros estão amassados ou com marcas de que alguém [eu] o usou como mesa pra escrever em cima, vários com marcas variadas de alguma comida ou bebida que caiu nele.

Será que eu sou tão descuidado assim com algo que eu gosto e prezo tanto? Eu adoro meus livros, adoro ter uma mini-biblioteca e amo ler. Como posso tratar tão mal algo que gosto tanto?

Ao ir na minha mochila para buscar o livro que estou lendo atualmente, percebi que, embora tenha apenas umas poucas semanas na minha mão, ele já tem dobrinhas nos cantos das páginas.

Então me dei conta do que aconteceu: eu não costumo ler livro sentado no meu escritório em casa, numa poltrona na sala ou numa rede na varanda [ok, a rede na varanda às vezes sim].

Eu leio livros a caminho dos lugares, os devoro na rua, numa fila, no banheiro. Pra mim, a leitura é uma guerrilha, um ataque e uma fuga, mas sempre buscando o combate nos momentos mais inesperados e, no entanto, mais bem-vindos.

Ele é minha arma na fuga do cotidiano chato nos momentos em que a rotina mais ataca a minha paciência. O guardo na minha mochila como parte do meu equipamento de sobrevivência contr ao mundo.

Então, meus livros terem cara de super-usados, estarem “machucados” e gastos é o maior elogio que podia fazer a eles. Para mim, é realmente demonstrar o quanto eles são importantes para mim. São meu tesouro.

4 comentários:

Pedrin disse...

Eu tenho que comprar mais livros de bolso - são melhores pra levar escondido pro trono.

bruno_fiuza disse...

aê, pedro, publica de novo o post em que você estabelece uma definição para um livro rápido de ler.

Pedrin disse...

ahhahaha

Vai o link:

http://chiquitomigrana.blogspot.com/2004/05/definio-de-local-bom-para-leitura.html

martinhaa disse...

hahaha... mto engraçada essa sua relação com os livros...
Comigo é o contrário! Cuido deles como se eu fosse pagar uma multa se alguma coisa, um simples arranhã acontecer com eles! Mesmo qdo eu os taco na minha mochila eu tento enrolar com o meu casaco do dia p/ evitar problemas dps... sei lá... fico com o maiooor peso na consciência e nem sei pq! talvez seja só toque! hehehe