sexta-feira, outubro 02, 2009

A origem das palavras

Eu sempre tive uma curiosidade nerd de saber a origem das palavras e expressões. Sei lá, tem certas coisas que falamos e que não fazem o menor sentido se tomamos seu sentido literal, mas que faz todo o sentido contextualizada.

Um exemplo disso é afogar o ganso, que tem origem na China imperial, quando os homens comiam os gansos e logo antes do êxtase afogavam o bicho. Parece que ao morrer afogado, o bicho contraía seu ânus e dava mais prazer ao seu dono safado.

Bom, dito isso, procurando o sentido exato da palavra “bitola” no Google, ele me sugeriu a palavra “baitola” caso eu tivesse escrito errado no campo de procura.

Eu já disse que o google tem um certo problema comigo e acha que eu sou baitola, mas me sugerir que procure o significado da palavra foi um pouco demais.

Não resisti.

Fui e cliquei na palavra pra procurar seu sentido, sua origem. Um dos links que apareceu foi um do wikicionário. Nele estava muito bem explicadinho o significado da pejorativa palavra e sua origem.

bai.to.la masculino – pederasta passivo.

Origem: Pela cultura popular, na construção das estradas de ferro no Nordeste, havia um capataz inglês com ares um tanto afeminados e que era muito rígido, principalmente com a bitolas [grossura] dos trilhos. Como tinha o sotaque da língua inglesa, o capataz pronunciava "baitola" em vez de bitola, o que originou seu apelido entre os operários e acabou espalhando-se pela região e, atualmente, pelo país.

Taí. Agora você já sabe exatamente do que te chamam pelas costas.







[Esse post valeu pelo de ontem que esqueci de escrever. Então tô de altus, não tá valendo]

5 comentários:

bruno_fiuza disse...

quero ver achar a origem de 'qualira'.

Anônimo disse...

Gostei deste post, ele apareceu quando procurava a origem da palavra bitola, mas só a parece baitola, vou continuar tentando. Se você achar sua origem seria gratificante se compartilha-se.Grata Paula

Anônimo disse...

Gostei deste post, ele apareceu quando procurava a origem da palavra bitola, mas só a parece baitola, vou continuar tentando. Se você achar sua origem seria gratificante se compartilha-se.Grata Paula

Anônimo disse...

Procurando a origem da palavra bitola².

Unknown disse...

comigo foi o contrário eu procurei a origem da palavra baitola e vi porém não estou achando o étimo de bitola . Será possível?