domingo, março 07, 2004

1º Semestre - 1986

É uma criança alegre, comunicativa, sensível e brincalhona; independente e dengosa.

Querido por todos na turma, demonstra muitas vezes preferência pelos mesmos amigos, os procura e é procurado por eles para propor brincadeiras. Quando a situação proporciona que todo o grupo se relacione, Pedrinho trabalha reclamando ou se recusando a mudar de grupo. Por vezes, prefere voltar ao "antigo grupo".

No início, foi difícil Pedrinho entrar no grupo que já era formado há dois anos, mas com a sua simpatia conquistou os amigos e passou, muitas vezes, a liderar as brincadeiras.

Quando é chamado para executar um trabalho, o faz muito rapidamente e de qualquer maneira, entregando tudo inacabado ou nem faz, conversando o tempo todo com os amigos. É preciso ficar muito atenta para não deixar que o seu pique caia, pois o seu interesse pelas atividades é muito efêmero.

Seus trabalhos são interessantes, mas nem sempre mantém o capricho necessário. Nem sempre tem concentração no que faz e se tiver algo que desperta sua atenção, imediatamente se distrai para explorar o objeto, brincadeira ou amigo.

Não gosta de ser chamado atenção quando está fazendo algo "errado" e rebate, discutindo com a professora ou outro adulto. Tem senso crítico aguçado, sempre atento para todos os detalhes que o rodeiam.

Quanto à sexualidade, demonstra muita curiosidade em saber do assunto, reagindo de maneira normal, mas algumas vezes, fica rindo e gozando dos amigos, os deixando encabulados.

No lanche, quase sempre derrama o líquido que traz na mesa já que fica distraído no grupo de amigos, conversando. Muitas vezes, Pedrinho não traz o lanche e diz que na sua casa só tem frutas que não gosta, e vai de criança em criança pedir um pouquinho de lanche, escolhendo o que gosta e o que não gosta.

É necessário ficar atenta para incentivá-lo a se organizar melhor. Isso porque esquece na escola diversos objetos que traz para mostrar aos amigos, jogados no chão, sendo repreendido diversas vezes pela professora.

Só divide seus pertences com os amigos que escolhe, não deixando os outros tocarem nem que a brincadeira tenha a proposta da divisão. Muitas vezes, quando um amigo traz um objeto interessante, Pedrinho se apodera do objeto, se tornando o líder da brincadeira. Inclusive, escolhendo quem pode ou não trabalhar - excluindo até mesmo o dono do objeto. Nas brincadeiras de pátio, como correr e pular, tem boa coordenação e um bom pique, mas nem sempre está disposto a participar de todas as brincadeiras.

Seu vocabulário é ótimo e tem boa comunicação com os amigos. Quando os trabalhos são propostos, quase sempre não entende (já que fica conversando) e é preciso que os amigos o expliquem várias vezes para que compreenda a proposta. Na dúvida, repete a pergunta "O que é pra fazer?".

A linguagem gráfica é razoável, apresenta poucos detalhes para o nível de desenho. Comunica-se bastante com o corpo e nos trabalhos de dramatização é bem expressivo. Adora se expressar pela música e pela plástica.

Um beijão,
tia Sylvia (C.A.)